segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atividade 4.5

Atividade 3.1 Contextualizando a mudança: da teoria a prática

Sim, sempre procuro fazer uma aula dialogada com os alunos para que ocorra uma aprendizagem mais significativa, pois eles são movidos pelas dúvidas e isso gera vontade de buscar novos conhecimentos, procuro também esclarecer suas duvidas com situações do cotidiano para ser mais realista. A utilização de tecnologias é uma peça fundamental nesse processo de ensino aprendizagem.

Atividade 3.2

Coleta de dados:
Os seguintes dados foram coletados com os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio da escola estadual Oito de Maio, do período Noturno, No qual foi constatado entre a turma, a importância de se aprofundar no assunto em questão em forma do Projeto Biotecnologia: A ciência a serviço da Humanidade.

AAtividade 3.3

Atividade 3.3

BIOTECNOLOGIA: A Ciência a serviço da Humanidade
Autore: Ilso Flávio Wendler de Souza
IGUATEMI- Curso Tic’s
Co-autor(es)
Cristiano Wendler de Souza
Olga dias Gomes
Estrutura Curricular

Modalidade / 
Nível de Ensino
                         Componente                           Curricular
Tema
  Ensino Médio
                                Biologia
              Biotecnologia, PCR, DNA   recombinante, manipulação genética

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o processo de pesquisa científica;
Conhecer a biotecnologia e suas aplicações;
Reconhecer o papel da biotecnologia em pról da Humanidade
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos de genética, Bioquímica celular, Práticas de manipulação de genes
Estratégias e recursos da aula
- Pesquisa Científica utilizando:
- Pesquisas em revistas científicas
- Visualização de imagens
- Debate em sala

ATIVIDADE 1:

Pesquisa direcionada sobre biotecnologia. Pergunta norteadora:
1-O que é biotecnologia?
2-Quais são as aplicações da Biotecnologia?
3-Em que setores da sociedade este ramo do conhecimento pode ser usado?
4-Como ocorre o processo de PCR e DNA recombinante?
5-De que forma a biotecnologia pode ajudar a Humanidade?
Atividade 2:
Pesquisa Científica no site:
Debate sobre os conteúdos pesquisados

Atividade 3:
Avaliação será de interpretação sobe o conteúdo trabalhado: conhecimento geral sobre Bioquímica, Técnicas sobre manipulação de genes, aplicações biotecnológicas e seus resultados.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade 3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Por conseguinte, distinguindo-se não apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.
A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que os alunos farão ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.
A integração das tecnologias e currículo é essencial para a prática pedagógica consciente e efetiva no desenvolvimento da capacidade de pensar, agir e aprender. Para alcançarmos esse propósito faz-se necessário entender o significado de currículo que aspiramos desenvolver e determinar as particularidades pertinentes das tecnologias a ser exploradas na prática pedagógica. Esclarecendo um pouco mais, a tecnologia é um recurso que torna mais eficaz o processo ensino e aprendizagem desde que usada sob a ótica de oportunizar e favorecer ao aluno a aprendizagem significativa, estando o professor como o mediador entre o sujeito e o objeto de estudo. Sendo assim, elas atuam como ferramentas que fornecem o suporte à construção de saberes e ressignificação de conceitos.
Compete ao professor promover a integração entre tecnologias e currículo,ele é que irá empreender a compreensão entre ensino e o uso das tecnologias adequando, adaptando sua prática. Para o desenvolvimento de projetos aliados à tecnologia faz-se necessário planejar fundamentando-se no currículo objetivando a produção de conhecimento.O desenvolvimento de projeto no âmbito do currículo implica em levantar questões pertinentes aos alunos utilizando as diversas tecnologias oferecendo situações de investigação, coleta de dados, reflexão e ação que norteiem o processo ensino e aprendizagem.

3.1 “Contextualizando a mudança:da teoria à prática”

Sim, através de muito diálogo com meus alunos compreendendo melhor a realidade de cada um, deixo livre para que coloquem suas opiniões, pois assim cria-se uma atmosfera de confiança, sendo uma troca. A tecnologia nos oferece muitas informações nos auxiliando em qualquer área de conhecimento. Os alunos já estão ligados as informações, por isso o professor deve procurar manter este clima de troca de experiência.Sim, através de muito diálogo com meus alunos compreendendo melhor a realidade de cada um, deixo livre para que coloquem suas opiniões, pois assim cria-se uma atmosfera de confiança, sendo uma troca. A tecnologia nos oferece muitas informações nos auxiliando em qualquer área de conhecimento. Os alunos já estão ligados as informações, por isso o professor deve procurar manter este clima de troca de experiência.Sim, através de muito diálogo com meus alunos compreendendo melhor a realidade de cada um, deixo livre para que coloquem suas opiniões, pois assim cria-se uma atmosfera de confiança, sendo uma troca. A tecnologia nos oferece muitas informações nos auxiliando em qualquer área de conhecimento. Os alunos já estão ligados as informações, por isso o professor deve procurar manter este clima de troca de experiência.Sim, através de muito diálogo com meus alunos compreendendo melhor a realidade de cada um, deixo livre para que coloquem suas opiniões, pois assim cria-se uma atmosfera de confiança, sendo uma troca. A tecnologia nos oferece muitas informações nos auxiliando em qualquer área de conhecimento. Os alunos já estão ligados as informações, por isso o professor deve procurar manter este clima de troca de experiência.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

atividade 2.10 e 2.11

Através da navegação foi possível, sintetizar alguns conteúdos na pagina do wikipédia

Atividade 2.7

Aula planejada com hipertexto sendo executada em sala de aula

atividade 2.6

ira, 19 de outubro de 2011

Atividade 2.6

Plano de Aula
Disciplina: Biologia
Tema: Biotecnologia e suas aplicações
Objetivo: Propor um amplo conhecimento sobre a Biotecnologia e suas aplicações
Ano: 3º
Turma: D
Metodologia: Utilização de hipertexto como forma de melhorar a aprendizagem do aluno em relação ao conteúdo trabalhado
Pesquisa sobre o tema trabalhado utilizando os links abaixo
Recursos Tecnológicos: Data show, Hipertexto
Avaliação: Questionário sobre o conteúdo.
Conclusão: Concluiu-se que foi possível compreender os procedimentos utilizados na Biotecnologia, seus procedimentos tecnológicos e suas aplicações nas diversas áreas da biologia, utilizando hipertextos para acessar sites relacionados ao conteúdo


atividade 2.5

Criação do blog como portifolio do curso.

Atividade 2.3/2.4 "Conceituando Hipertexto"


Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

atividade 2.2

visitando livremente pelo portal do professor ,observei e utilizei algumas atividades nas minhas aulas , e tirei algumas concordância para em projetos como ''minha escola minha vida''que desenvolvo na Escola Estadual Paulo freire

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ciência no dia-a-dia

 


O forno de microondas não serve só para esquentar comida: ele é utilíssimo para desinfetar esponjas de cozinha. Basta pôr sua esponja úmida no microondas e ligar por 2 minutos. Mata 99% das bactérias!

Eu faço isso quase que diariamente há uns anos, desde que li uma matéria no New York Times que dizia isso. Segundo a matéria, tinham feito um levantamento de bactérias em cozinhas de donas de casa cuidadosas e de estudantes que moravam em república e nunca limpavam suas cozinhas. As cozinhas dos solteirões, cheias de louça suja na pia, tinham menos bactérias espalhadas. Parece que passar um pano de um lado para outro, mesmo que limpinho, só espalha as bactérias (eu ponho meu paninho no microondas também).

Esta semana vi no Eurekalert uma notícia sobre uma pesquisa (outra) de uns pesquisadores da universidade da Flórida. Eles examinaram com mais detalhe o efeito das microondas nas bactérias, e parece que funciona mesmo.